24/01/2017

Sopa de almôndegas

As sopas sempre são bem vindas. Sopas ou caldos sempre vem com sabor de carinho, de um prato sustancioso e reconfortante. Aqui uma uma versão agradável e suave.

Ingredientes:
1 xícara de bacon picados
1 cebola de tamanho médio picada bem miudinho
3 dentes de alho picados bem miudinho 
4 colheres de sopa de manteiga de leite
20 almôndegas de carne ou frango
2 cubos de caldo de legumes
1 litro de leite
1 litro de água 
4 a 6 colheres de sopa de fubá bem cheias
Cebolinha e salsa a gosto

Preparo:
Em uma panela doure as almôndegas na manteiga. Retire e reserve. Na mesma panela que dourou as almôndegas, frite o bacon, coloque a cebola e o alho. Doure tudo e coloque a água com o caldo diluído. Deixe ferver e coloque o leite com o fubá diluido também. Mexendo sempre, deixe ferver e coloque as almôndegas. Acerte o sal e a espessura da sopa. Se for necessário dilua um pouco mais de fubá no leite frio em um copo e despeje na panela. Siga mexendo por alguns minutos e tampe a panela . Deixe cozinhar por mais uns 15 minutos. Apague o fogo, passe para uma sopeira e finalize com a salsa e cebolinha.


15/01/2017

Pudim de Laranja


Considero a Laranja, como outros cítricos, uma fruta espetacular. Aproveito dela a casca, suco e até as folhas pra um chá! 
Aqui uma variação em pudim.

Ingredientes:
4 ovos inteiros
1 xícara de chá de leite condensado ( eu coloco uma xícara e um pouquinho a mais porque gosto dele mais docinho, mas depende de quanto doce está o suco da fruta)
1 xícara de chá de suco de laranja 
1 colher de chá de raspas da casca de laranja ( cuidado ao raspar a casca para não penetrar na parte branca da fruta, usando apenas a casca mesmo)
Obtenha suficiente raspas para decoração.

 Para a calda:
 1 xícara de chá de açúcar cristal       
  ½ xícara de chá de água

Preparação:
 Depois de separar os ingredientes, preparamos os mesmos para dar início à receita. 

Prepare a calda pra untar a forma de pudim:
Prepare o caramelo misturando os ingredientes da mesma em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver sem mexer. Ao ferver abaixe a chama e não mexa para não cristalizar. Se for mexer para ver o ponto, com uma colher apenas faça um movimento de um só lado, como que raspando o fundo da panela e levante a colher para ver o ponto. Ela deve estar não muito grossa e um pouco dourada para apagar a chama. Despeje na forma, reserve e vamos para o pudim. 

Pudim:
Lave a Laranja com uma esponja higienizada embebida no vinagre. Enxágue e seque bem e retire as raspas em um ralador ou com um zester. Reserve o bastante para o pudim e para decorar.
Coloque os ovos, o leite condensado, o suco de laranja e as raspas da casca. Bata tudo até ficar homogêneo e despeje na forma. Leve o pudim para assar em banho maria, em forno médio pré aquecido, 180 graus.
Assar por mais ou menos uma hora e meia, mas depende do forno, ou até observar que o pudim está dourado. Deixe esfriar e refrigere de 2 a 4 horas, desenforme e decore com raspas de laranja.