Ingredientes:
Recheio dos Charutos:
500 gr. de carne de patinho moída
250 gr. de lingüiça bovina ( utilizei sem pimenta)
1 cebola picadinha
3 dentes de alho amassados
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto
2 xícaras de arroz branco cru
Folhas de repolho ( de acordo a minha família, eu conto duas folhas de repolho por pessoa, que correspondem a dois charutos por pessoa).
* as folhas devem ser escolhidas com cuidado. Elas devem ser grandes o suficientes para poder enrolar o recheio e fechá-los bem, de forma que não se desdobrem durante o cozimento.
Molho:
4 tomates maduros sem pele e picados
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Orégano a gosto
Manjericão a gosto
Sal e salsinha a gosto
1 colher de chá de açúcar ( para disfarçar a acidez do tomate )
Água
Preparação:
Prepare primeiramente o molho em uma panela grande, pois ali você irá colocar os charutos para cozinharem depois neste molho. Refogue a cebola no azeite. Quando começarem a fritar coloque aos poucos os tomates e vá mexendo para que eles amoleçam. Coloque os outros temperos e ervas e aos poucos a água. Reserve deixando cozinhar em fogo lento enquanto segue a receita.
Coloque uma panela grande com água o suficiente para que quando a água estiver fervendo, coloque as folhas já escolhidas. Afervente as folhas para que elas fiquem maleáveis e não cozidas.
Enquanto elas aferventam, prepare o recheio.
Em uma bacia retire a carne de dentro da tripa da lingüiça, e coloque a carne moída, o arroz cru, a cebola, os alhos, a salsinha e o sal.
Ao verificar que as folhas já estão maleáveis, retire-as e passe-as em água fria e reserve. Verifique o molho, o seu sabor e veja se ele está encorpado mas não grosso. Deixe-o cozinhando em fogo lento.
Prepare os charutos abrindo a folha sobre uma superficial lisa ( sua tábua de carne, um prato....) e com uma colher pegue um pouco do recheio e coloque-o da base da folha ( início dela, a parte mais gordinha) para o meio. Comece a enrolar pela parte mais gordinha da folha, fechando as laterais e terminando de fechá-lo. Se observar que talvez a folha venha a se soltar, prenda-a com palitos de dente. Vá acomodando os charutos dentro da panela onde está o molho.
Quando reiniciar a fervura, tampe a panela e deixe que cozinhe. Lembre que o tempo de cozimento é o mesmo do cozimento de um arroz temperado.
Verifique de vez em quando para que o molho não seque.
Ao terminar o cozimento passe com cuidado para um recipiente, charuto por charuto, logo o molho. Você pode com cuidado neste momento, retirar os palitos de dente, caso os tenha colocado.
Sirva com uma bela salada verde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário