13/01/2015

Panquecas integrais e queijo sem glúten.


Adoro panquecas! Minha mãe as preparava com muito carinho com o recheio de carne e molho de tomates. Hoje as preparei com um pouco de farinha de trigo misturado com a farinha integral e o recheio com queijo sem lactose. Ficou muito bom!

Ingredientes da massa:
1 copo de leite desnatado
1 ovo inteiro
1/2 copo de farinha de trigo
1/2 copo de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho
1/2 cebola
Sal a gosto.

Ingredientes do recheio:
1 cenoura ralada
1/2 cebola fatiada finamente
1 xícara de repolho fatiado finamente
1 tomate picado sem sementes
1 xícara de queijo sem glútem fatiado
Salsinha, orégano, manjericão, sal a gosto

Preparo da massa:
Bater tudo no liquidificador.
Em uma frigideira plana ou própria para panquecas ou omeletes, unte com óleo vegetal ou manteiga e deixe aquecer em fogo médio. Coloque uma porção da massa, mais ou menos uma meia concha, espalhe para que forre toda a superfície da frigideira e deixe dourar. Vai verificando que a massa vai secando e soltando nas laterais. Com uma espátula e um garfo vá levantando a massa e vire-a com a ajuda da espátula. Deixe dourar de ambos os lados. Vá separando os discos e reserve-os.

Preparo do recheio:
Depois de ralar a cenoura, fatiar a cebola e o repolho, e tiver o tomate picado e o queijo ralado, tempere misturando tudo muito bem.
Monte as panquecas colocando um pouco do recheio, enrole as panquecas ou faça trouxinhas com elas. Vá colocando as panquecas dentro de uma refratária com um pouco de molho no fundo, que pode ser branco ou de tomates. Depois de montar as panquecas uma ao lado da outra, coloque o restante do molho e sobre este pequenos pedacinhos de queijo sem glútem ou o mesmo fatiado.
Leve ao forno para que o queijo derreta e o molho incorpore nas panquecas. Sirva quente com salada!
* pode utilizar o recheio que desejar e se não quiser colocar a farinha integral, coloque as duas metades de farinha de trigo. Fica mais leve. Se desejar a massa para comer com doce, não coloque os dentes de alho e a cebola. Assim poderá comer com geléias ou doce de leite, etc. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário