27/03/2015

Batatas Assadas com Sardinhas e Legumes.

As batatas gratinadas sempre fizeram sucesso em minha família.

Mas observando o que tinha em minha geladeira para pensar no almoço, resolvi prepará-las com os legumes que eu tinha disponível. Utilizei ingredientes sem lactose e coloquei uma lata de sardinha para ver o resultado. Lhes digo que foi super aprovado!

Ingredientes:
1/2 copo de leite sem lactose, ou integral se preferir
4 ovos inteiros
3 batatas de tamanho médio
1/2 cenoura ralada
1 xícara de abobrinha ralada
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de salsa picada 
1 colher de sopa de coentro picado (opcional)
1 lata de sardinha
sal a gosto
pimenta negra a gosto
noz moscada a gosto
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
*se desejar coloque 1/2 xícara de creme de leite. Não o utilizei porque minha intenção era
utilizar produtos sem lactose, e o creme de leite que eu encontrei no mercado, possui um leve sabor de baunilha, ou seja que o utilizarei para receitas doces. Neste caso aumentei o 
ovo. Caso utilize creme de leite tradicional, coloque apenas 3 ovos no lugar dos 4 que usei.

Preparo:
Em um recipiente coloque o leite, os ovos batidos, o óleo da sardinha, o sal e a pimenta, a salsa e o coentro. Misture muito bem, pode utilizar um batedor manual. Reserve e unte com margarina sem sal uma refratária. Em outro recipiente misture a cenoura ralada, a abobrinha ralada, e a sardinha, * eu sempre retiro a coluna da sardinha, não gosto de saboreá-la.  Vá dispondo uma parte das batatas fatiadas, na espessura de 1cm mais ou menos, formando uma camada com elas. Jogue um pouco de sal e despeje a sardinha com os legumes e logo outra camada das batatas. Sal sobre as batatas, um pouco apenas. Despeje a mistura dos ovos e polvilhe com o queijo ralado. Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno médio. Quando começar a sentir o cheiro do assado, retire o papel alumínio, espete as batatas para ver o quanto estão macias. Se estiverem macias deixe no forno até dourar, se estiverem ainda muito firmes, volte a cobrir com o papel alumínio e deixe mais um pouco no forno. Quando estiverem macias e douradas retire do forno e sirva.

Um comentário: