23/02/2014

Sonho de Morangos

Qual será a sobremesa de hoje?
Procurei nas frutas que eu tinha ao meu dispor e encontrei duas caixinhas de morangos.
Combinação deliciosa seria a dos morangos com glacê, mas me lembrei de uma sobremesa que minha mãe fazia com bananas. A fruta em calda com creme de bauniliha e glacê!!
Resolvi usar os morangos!

Ingredientes:

2 caixinhas de morangos maduros
1 xícara de café de açúcar ( prefiro utilizar o açúcar cristal para a culinária )
1 xícara de café de água
1 lasquinha, bem pequena de gengibre ( apenas para perfumar a receita )
1 envelope de gelatina sem sabor
1/2 litro de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de baunilha
3 gemas de ovo
2 colheres de sopa de açúcar
3 claras dos ovos utilizados para o creme
10 colheres de açúcar ( para o suspiro )

Primeira etapa, o doce de morango:
Lave os morangos. Eu tenho o costume de deixar os morangos, por uns 5 minutos, depois de lavados, mergulhados em uma mistura de 5 gotas de hipoclorito de sódio ( água sanitária ) para um litro de água, para higienizá-los. Independendo da utilização.
Depois de lavados e higienizados, retire as folhinhas e o pedacinho do cabinho da folha, a parte mais branquinha da fruta. Corte em quatro partes e coloque-os em uma panela para que cozinhe com o açúcar, a água e o gengibre. Cozinhe até que engrosse  um pouco a água, formando uma calda com a fruta. Não mexa muito para que a fruta não desmanche.
Prepare a gelatina como indica o envelope e misture ao doce de morango. Coloque em uma refratária transparente e reserve. Reserve deixando descansar um pouco e deixe-o na geladeira seguindo as outras etapas.

*Tenho sempre a mesma colher de pau para utilizar com os doces e outra para os alimentos de sal.

Segunda etapa, o creme de baunilha:
Em um recipiente coloque o leite, a baunilha, as gemas separadas das claras, ( as claras serão utilizadas para o glacê ), o açúcar e o amido de milho. Cozinhe sem parar de mexer para que não forme grumos. Quando começar a dar a consistência de creme coloque fogo moderado e siga mexendo até que engrosse bem. Apague a chama do fogão e mexa por mais uns 3 minutinhos. Despeje o creme de baunilha sobre o doce de morangos de siga com a preparação do suspiro. Volte com o doce para a geladeira enquanto prepara o glacê.

Terceira etapa, o suspiro:
Bata na batedeira as claras de ovo em potência alta até que fiquem no ponto de neve.
Continue batendo e adicionando o açúcar aos poucos. Quando estiver firme, estará pronto, ou seja, levante o glacê e se ele não cair, estará no ponto.
Monte o glacê sobre o creme e leve pra gelar e sirva.

* O nome da receita foi dado pelo meu pai. Ao provar a sobremesa ele gostou muito e comentando com minha filha, ambos disseram que o creme poderia ser utilizado também, pra rechear sonhos. Daí o nome!!
Ficou muito bom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário